segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Respeito

Independente de crença, de cor, de sexo, de posição social, de condição econômica, de cultura, e até mesmo de idade, todo ser humano merece respeito.

Infelizmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, o orgulho e o egoísmo.

Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.

Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente. É dar espaço para que os outros expressem suas opiniões, sem discriminações ou punições, é não maltratar pessoas, animais, natureza, etc., simplesmente porque nos consideramos certos.

Respeito é a expressão concreta do amor, e respeitar é acreditar, valorizar o quee como o outro é, não invadindo o que "lhe pertence" e não exigindo que este seja aquilo que queremos.

Etimologicamente, a palavra respeitar dá o sentido de "olhar a", "olhar para". Olhar a pessoa como um ser único, sem julgamentos ou críticas, olhar e ver o que ela é, sem negações ou distorções. Respeitar-se é olhar para si obedecendo aos mesmos princípios.

Quando há respeito, sempre se procura ajudar o outro a se desenvolver, dando uma oportunidade.

O verdadeiro respeito não é imposto pelo papel que representamos, mas é conquistados através do comportamento alinhado com os valores.


"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário