segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Justiça atual

 Muitos sabem que nos dias atuais a justiça vem se tornando cada vez mais escassa para as pessoas comuns, justiça essa que devia manter a igualdade de direitos dentro da sociedade, mantendo assim a ordem.
 O ser humano de modo geral nasce com o espírito selvagem e, a partir do momento que convive com os demais de mesma espécie, este gera os mais diversos conflitos, e para evitar isso são necessárias as leis, que uma vez propostas, permite que cada indivíduo permaneça com seus direitos e deveres. Nada impede o homem de violar suas próprias regras, ignorando as leis propostas anteriormente. A justiça então aparece com o dever de punir, ou deixar a situação mais equilibrada caso exista um terceiro envolvido.
 Como previsto na democracia, os membros de uma sociedade escolhem alguém para tomar as decisões pelos demais, e liderar o grupo. Como este líder tem poder, muitas vezes (ou quase sempre) faz com que as regras propostas muitas vezes por ele mesmo se anulem quando o sujeito das penalidades sejam algum conhecido ou até ele mesmo.
 Estamos em um período onde a justiça está bastante flexível aos que podem pagar por ela, passando então a se virar contra quem devia ser benefíciado, e andando a favor dos que merecem as penalidades.
 Como proposta para o fortalecimento da sociedade, esta não se mostra mais tão eficiente como antes, devido a corrupção não prevista pelas leis que consequentemente não provê da justiça para a decisão das devidas penalidades. O senso de justiça só voltará se estando na mente de cada um, desde os pequenos atos, até os grandes julgamentos. Se cada um cooperar de forma eminente, o sistema estará cada vez mais próximo da justiça.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário