sexta-feira, 8 de julho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sinceridade

Antes de falar um pouco sobre sinceridade,vou trazer para vocês,
a origem dessa palavra tão conhecida.

Significado de Sincero
adj. Que manifesta sinceridade, que exprime o que pensa e sente, sem disfarce ou artifício: homem sincero.
Que é dito ou feito de modo franco: pêsames sinceros.
Puro, cordial, franco, leal, verdadeiro: amigo sincero. (Antôn.: falso, hipócrita, mentiroso.)


A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial.
Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.
Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado -, que estivesse colocado no interior do vaso.
Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:
- Como é lindo !!! Parece até que não tem cera!!!
"Sine cera " queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.

O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.

Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.
O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma."
Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=42739.0

Como podemos ver,sinceridade é uma qualidade onde a pessoa que a possui,é "transparente",ou seja,fala o que pensa,não é falsa,não tem "máscaras",etc.Todos nós podemos ser sinceros,mas não podemos esquecer de também ter bom senso.Muitas pessoas não se apegam a esse detalhe,e acabam sendo grossos,estúpidos,apáticas,usando a desculpa de que são sinceras,para ferir o próximo.Não é deste tipo de sinceridade que a nossa sociedade precisa,mas sim ,da verdadeira sinceridade ,onde as pessoas são verdadeiras,mostram o que são,e falam para os outros,de um jeito cuidadoso,apenas o que é preciso para ela melhorar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sinceridade

O conceito de sinceridade que as pessoas têm varia de acordo com seus interesses na franqueza.Um elogio é bem recebido, já uma crítica...
Todos se julgam sinceros mas detestam ouvir as verdades.
Quando algumas pessoas sentem-se magoadas ou ofendidas tendem a relacionar
sinceridade com indelicadeza.
Acho que ser sincero é falar francamente quando for solicitada a opinião ou num momento em que a verdade é decisiva em alguns aspectos de qualquer relacionamento, seja amizade, trabalho ou romance e, principalmente não se contrariar pra agradar ninguém.
É assumir seu ponto de vista, sustentar suas opiniões.

Então...

Seja honesto e digno de confiança. Não engane, não fraude, não roube. Faça mesmo o que disse que ia fazer.
Tenha coragem para fazer o que é certo. Construa uma boa reputação.
Lute pela sua família, seus amigos e sua comunidade.

Respeito

respeito sim:

*trate todos com respeito , sendo gentil e educado ;
*respeite a independência e a individualidade dos outros.
*seja tolerante , receptivo e aceite as diferenças individuais;
*considere as pessoas por seus méritos , não por sua raça,religião,nacionalidade,sexo,condição física ou mental,
ou por seu nível social e econômico.


respeito não:

*não insulte,abuse,humilhe,maltrate ou incomode os outros;
*não faça comentários inapropriados e indesejados sobre a raça , a religião ou sexo de outras pessoas ;
*não se utilize,explore,manipule,ou tire vantagens de outras pessoas.


“Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios.”

"Se você exige respeito, tem que respeitar primeiro a si mesmo. Respeito não é algo que se busca ou se exige, é algo que se dá e se recebe"


Responsabilidade

Responsabilidade é estar em condiçoes de responder pelos atos praticados e justificar as razões das próprias ações.

Hoje em dia o que está faltando no nosso país e no mundo é Responsabilidade Ambiental, precisamos ter responsabilidade e reciclar.

E o que é Responsabilidade Ambiental?
Responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes individuais voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:

- Realizar a reciclagem de lixos.
- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitam o meio ambiente em seus processos produtivos.
- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas.
-Evite o uso de sacolas nos supermercados.

Pense nas suas atitudes, e colabore com o nosso planeta!

A Justiça atual

 Muitos sabem que nos dias atuais a justiça vem se tornando cada vez mais escassa para as pessoas comuns, justiça essa que devia manter a igualdade de direitos dentro da sociedade, mantendo assim a ordem.
 O ser humano de modo geral nasce com o espírito selvagem e, a partir do momento que convive com os demais de mesma espécie, este gera os mais diversos conflitos, e para evitar isso são necessárias as leis, que uma vez propostas, permite que cada indivíduo permaneça com seus direitos e deveres. Nada impede o homem de violar suas próprias regras, ignorando as leis propostas anteriormente. A justiça então aparece com o dever de punir, ou deixar a situação mais equilibrada caso exista um terceiro envolvido.
 Como previsto na democracia, os membros de uma sociedade escolhem alguém para tomar as decisões pelos demais, e liderar o grupo. Como este líder tem poder, muitas vezes (ou quase sempre) faz com que as regras propostas muitas vezes por ele mesmo se anulem quando o sujeito das penalidades sejam algum conhecido ou até ele mesmo.
 Estamos em um período onde a justiça está bastante flexível aos que podem pagar por ela, passando então a se virar contra quem devia ser benefíciado, e andando a favor dos que merecem as penalidades.
 Como proposta para o fortalecimento da sociedade, esta não se mostra mais tão eficiente como antes, devido a corrupção não prevista pelas leis que consequentemente não provê da justiça para a decisão das devidas penalidades. O senso de justiça só voltará se estando na mente de cada um, desde os pequenos atos, até os grandes julgamentos. Se cada um cooperar de forma eminente, o sistema estará cada vez mais próximo da justiça.
 

sábado, 4 de junho de 2011

Senso de Justiça

O senso de justiça pode ser comparado às leis, estas por sua vez tendem a manter a ordem na sociedade prevendo justiça igualitária. Mas não é simplesmente a existência de leis, mas a compreensão e aplicação destas sendo o principal ponto do senso de justiça.

Muitas vezes as leis são mau compreendidas e portanto mau aplicadas, gerando então uma grande polemica ligada a corrupção.

Também é tratar de assuntos que as leis não prevêem, sabendo da distinguir o que é melhor não apenas de modo próprio, mas de um modo coletivo.

Mas não é meramente cumprir as leis, as vezes não é aceitá-las e sim, compreender o que é necessário para o bem da maioria, mesmo que as vezes isso vá contra as leis do Estado. Diferenciando o certo do errado.

Maicon Douglas de Souza e Lucas dos Santos Abreu, maio de 2011.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Respeito

Independente de crença, de cor, de sexo, de posição social, de condição econômica, de cultura, e até mesmo de idade, todo ser humano merece respeito.

Infelizmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, o orgulho e o egoísmo.

Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.

Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente. É dar espaço para que os outros expressem suas opiniões, sem discriminações ou punições, é não maltratar pessoas, animais, natureza, etc., simplesmente porque nos consideramos certos.

Respeito é a expressão concreta do amor, e respeitar é acreditar, valorizar o quee como o outro é, não invadindo o que "lhe pertence" e não exigindo que este seja aquilo que queremos.

Etimologicamente, a palavra respeitar dá o sentido de "olhar a", "olhar para". Olhar a pessoa como um ser único, sem julgamentos ou críticas, olhar e ver o que ela é, sem negações ou distorções. Respeitar-se é olhar para si obedecendo aos mesmos princípios.

Quando há respeito, sempre se procura ajudar o outro a se desenvolver, dando uma oportunidade.

O verdadeiro respeito não é imposto pelo papel que representamos, mas é conquistados através do comportamento alinhado com os valores.


"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)